lembrete

lembrete

13 de agosto de 2010

Planos de saúde devem pagar remédios?


Uma nova proposta envolvendo os planos de saúde foi defendidanos últimos dias em São Paulo pelo presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Maurício Ceschin. Trata-se do financiamento por parte dos planos de saúde dos medicamentos de uso domiciliar.

Atualmente, os planos de saúde cobrem apenas os medicamentos utilizados durante a internação dos pacientes. O presidente da ANS afirmou que irá discutir em 2010 “como incorporar o benefício do medicamento de alguma forma […] Quero fazer, se é possível não sei”.

Custos dos atendimentos de urgência

Maurício Ceschin disse que, hoje, os pacientes se consultam no setor privado e retiram o medicamento no SUS, e ressaltou que os planos de saúde em outros países fazem esse tipo de cobertura.

O presidente da ANS também questionou o fato de os planos de saúde não contribuírem para o atendimento de urgência feito por ambulâncias do SUS: “Quem faz o atendimento emergencial é a saúde pública. Por que o sistema privado dá o direito e não faz? Por que não se liga ao sistema público e ajuda a financiar?”.

Acréscimo de custo

Solange Mendes, diretora executiva da Fenasaúde, que reúne operadoras do setor, disse que a proposta precisa ser debatida, pois “cada acréscimo de serviço é um acréscimo de custo. Será que a sociedade quer pagar mais?”.

Caro leitor, você acha que as propostas defendidas pelo presidente da ANS são viáveis ou isso acarretará mais custos para o consumidor?